Existem várias estratégias para vender todos os dias com e-mail marketing e eu separei aqui as melhores e que farão toda a diferença no seus negócios.
Leia o artigo até o final e em seguida coloque em prática os ensinamentos, tenho certeza que você vai se surpreender com os resultados!
Conheça as 14 Estratégias Para Vender Todos Os dias Com E-mail Marketing
#01 – Construa sua Lista de E-mails, a dos Outros NÃO Serve pra Você
Essa era uma prática muito comum há pouco tempo.
Gostou? Então Assista o Novo Vídeo, Vai Gostar Muito Mais…
Algumas pessoas compravam a lista de e-mail de outros empreendedores que atuavam no seu nicho, na esperança de enviar ofertas de produtos com seus links de afiliados e realizar muitas vendas.
O que acabava não acontecendo, e nosso objetivo é vender todos os dias certo?
Usar a lista de outro é considerado SPAM, pois a pessoa não autorizou o envio de e-mails. Foi autorizado para outro. Dessa forma, você tem que construir sua lista com base na permissão de quem se inscreve.
Só é possível ter sucesso com e-mail marketing através do relacionamento, que se inicia na captura do e-mail, de forma voluntária e por interesse do Lead.
#02 – Escolha um Bom Sistema de E-mail Marketing
Esclha Um Bom Sistema De E-mails
Com o crescimento do Mercado de Marketing Digital, muitas plataformas de gerenciamento do E-mail Marketing surgiram e continuam surgindo, além de estar sempre em constante evolução.
Um bom sistema de E-mail marketing é essencial para que você possa fazer vendas diariamente, então com tantas opções, como fazer a melhor escolha?
Vamos analisar alguns pontos para a escolha.
Relação custo x benefício: Analisar primeiramente, a relação custo x benefício, que nada mais é do que analisar quais recursos cada sistema oferece que pode te ajudar no seu nicho, e quanto custa.
Seu momento no Mercado: É muito importante analisar o seu momento no mercado, se você está iniciando agora, é possível usar uma plataforma gratuita, dessa forma o custo não tem importância inicialmente.
Se você está algum tempo, e já está construindo sua lista, poderá analisar mudanças de sistema, o mesmo para quem já está a mais tempo no mercado, sempre buscando a melhor ferramenta para aumentar as vendas.
Vou deixar duas sugestões de sistema de e-mail marketing que eu gosto muito, ambas possuem preços similares, e elas podem ser usadas por iniciantes e avançados, na verdade podem ser usadas por todos.
1. Aweber: Tem taxa de entrega de e-mails de 99,9% na caixa de entrada, e isso é extremamente importante, possui muitos relatórios para análises. Possui uma interface simples e de fácil utilização.
2. Active Campaign: Possui um sistema de automatização de e-mails excelente. Permite você deixar programada uma sequência de e-mails baseado na ação do Lead.
Por exemplo, Se ele abriu o e-mail, recebe um tipo de e-mail, se clicou em um link, recebe outro, ou uma TAG, sinalizando que clicou. São infinitas possibilidades, vale a pena conferir.
#03 – Iscas Digitais – Trazendo o Cliente Certo para o seu Negócio
As iscas digitais têm o enorme poder de nos levar a encontrar o cliente certo para o nosso negócio.
Além disso, potencializam muito a captura de e-mails, captam muito mais e-mails do que outras estratégias.
Usar a isca digital não é nada complexo, vamos conhecer como usá-la da melhor forma para potencializar nossa captura e consequentemente nossas vendas.
Fazer uma isca digital consiste basicamente em desenvolver um material que vai atender um interesse bem específico do nosso público-alvo.
Vamos a um exemplo para o nicho de emagrecimento, “Como Perder até 3kg em uma Semana Sem Passar Fome”. Concorda comigo que atrairia muitos interessados em emagrecer?
O segredo da isca é ir direto ao ponto, bem específico, sem enrolação.
Quais materiais podem ser feitos para a isca?
Vamos a alguns exemplos:
-PDF -Slide -Vídeo -Check-list -Infográfico -Manual -E-book (extremamente efetivo)
O ponto final é posicionar as iscas no local certo, como se fosse uma pescaria, nenhum bom pescador colocará iscas em lugares com poucos peixes, buscarão o lugar onde podem pescar o peixe certo.
É basicamente isso que você deve fazer, analise seu negócio e posicione bem as iscas.
Vamos a algumas formas de pescar o peixe certo.
-Em locais de destaque no Blog (explore bem) -Em artigos relacionados à isca; -Em anúncios patrocinados (Adword, Bing, Facebook Ads…) -Em vídeos no YouTube (chamada para ação no final do vídeo) -Para a própria lista de e-mail para “aquecer” Leads frios (aqueles que não têm lido seus e-mails ou não tem clicado nos links)
#04 – Sequência de E-mails seguida à Isca Digital
Sequência De E-mails
A forma que você conduz o Lead (caso você não saiba o que é Lead, é a pessoa na qual captamos o e-mail e vamos trabalhar no e-mail marketing, uma explicação simples, mas prática) vai determinar seu sucesso para realizar vendas diárias.
Aqui o ponto do sucesso são os famosos filtros de vendas, existem diversos modelos de filtros que você pode utilizar, inclusive incentivo a você criar os seus e testá-los, SEMPRE procurando aqueles que trazem o melhor resultado em vendas.
Afinal de contas, nosso objetivo é vender todos os dias. Vou deixar pra você um modelo de filtro que eu uso e tenho excelentes resultados com ele.
E-mail #01 – Boas-vindas:
Esse primeiro e-mail é muito importante para o sucesso dos demais e-mails. Esse será o seu primeiro contato por e-mail com o Lead.
Nele você entregará a isca digital, o que aumenta muito a possibilidade de abertura do e-mail e provavelmente o Lead vai abrir, aproveite e diga um pouco sobre você e sobre os conteúdos que você enviará nos próximos e-mails, para deixar o Lead com vontade de ler.
E-mail #02 – Um pouco da sua história ou de alguém de sucesso no nicho:
Nesse e-mail você vai contar uma história de sucesso, pode ser sua história, caso você tenha uma história de sucesso no nicho, caso não tenha, pode contar a história de um produtor, já abrindo o caminho para a venda do produto correspondente.
E-mail #03 – Com conteúdo do tipo de “Erros”:
Esse e-mail será como um miniartigo, ou um link para um artigo do tipo, “4 Erros que você pode estar cometendo”, ou “5 Erros que te impedem de ter sucesso”, use a criatividade e desenvolva um título bem atrativo.
E-mail #04 – Com conteúdo do tipo como “Aumentar”: Seguindo o modelo do e-mail anterior (miniartigo ou link para um artigo) só que com o título potencializando o resultado: 5 Dicas de Como Aumentar as Vendas, ou 3 Formas de Emagrecer Mais do que você Imagina.
E-mail #05 – Vendas: Este será o e-mail específico de vendas, você falará do produto que é “exatamente” aquilo que seu Lead precisa para atender a necessidade dele.
Você possivelmente fará muitas vendas com esse funil, porém a sequência não para por aqui, siga com uma sequência de três e-mails de conteúdo intercalando com dois de vendas, e aos poucos serão muitas vendas diárias.
#05 – Ofereça um Produto logo após a Captura
Esta é uma estratégia bem simples de se colocar em prática e que você deve testar no seu negócio.
Consiste basicamente em logo após a captura do e-mail do Lead, você envia ele para uma oferta de um produto, lembrando que sempre tem que estar relacionado ao nicho, vou deixar um modelo para ser usado logo após a captura.
Construa uma Isca Digital bem específica, exemplo, “3 Maneiras de Vender com um Blog todos os Dias”.
Logo após a entrega da Isca já envie para a página do produto, no nosso exemplo poderia ser o Fórmula Negócio Online, que é um treinamento completo de como montar um negócio online com o Blog no centro dos negócios.
#06 – Faça uma Oferta com um Produto com um Preço “barato”
Tanto nos funis de vendas, quanto na oferta logo após a captura, uma forma de alavancar as vendas diariamente é fazer uma oferta de um produto “barato”.
Lembrando que barato é um conceito relativo, e depende muito do nicho que você atua e público-alvo.
Um teste que você pode fazer para tirar o melhor proveito desta estratégia é realizar testes do tipo A/B, segmentando sua lista, para o público A envie um produto e para o B outro, analise qual teve o melhor resultado e explore o produto de melhor resultado com outras estratégias.
#07 – Cuidado para não ser Chato, Cuidado para não ser Cansativo
São dois cuidados essenciais que temos que ter ao fazer um e-mail, não podemos ser chatos ao enviar e-mails. E o que seria ser chato?
É ficar enviando uma quantidade de e-mails maior do que seu público suporta, isso só gera cancelamento de cadastro, envie somente e-mails que vão agregar o relacionamento com o Lead e potencializar suas vendas.
E outro cuidado importante é não ser cansativo, e isso esta relacionado ao tamanho do e-mail que você envia.
As pessoas não tem muita paciência com textos muito longos, então procure ser o mais objetivo possível e vá direto ao ponto, no caso de conteúdo, de preferência para enviar links para artigos no Blog.
#08 – Foque no seu Lead, Foque no seu Cliente
Foco No Lead
Muitos empreendedores focam muito em si para escrever os e-mails, falam muito de duas conquistas e dos seus conhecimentos, o segredo é focar no Lead/Cliente.
Ele quer ter seus problemas resolvidos, ter suas “dores” sanadas, então procure deixar ele no centro das atenções, sentindo-se importante.
Você não tem ideia de como isso ajuda a vender.
#09 – Usar o Modelo de Página de Conteúdo
Monte uma página com conteúdo do produto que você quer trabalhar com a lista.
Diversos produtores disponibilizam conteúdo em vídeo e para download que você pode usar para desenvolver essa página.
Faça um e-mail para a lista convidando para ir até esse conteúdo e programe chamadas para ação para a venda do produto.
Existem diversas ferramentas que criam esse tipo de página, como o OptimizePress por exemplo.
Muitos produtores também disponibilizam esse tipo de página já toda pronta, bastando somente você enviar para a lista.
#10 – Títulos Que Geram Abertura
Títulos Que Gerem Abertura
Guia Completo Das Vendas Por E-mail
Está cada vez mais difícil fazer com que nossos leads abram os e-mails, isto acontece por diversos motivos, mas principalmente pela concorrência.
Os seus Leads muito provavelmente também são Leads de outros, então como aumentar a taxa de abertura de e-mails?
Escrevendo o título certo! Vamos a alguns modelos de títulos com alto potencial de conversão.
Benefícios: Já mostre no título qual tipo de benefício ele terá ao ler aquele e-mail. Escassez/Urgência: Delimite o tempo que ele tem para conferir aquele e-mail, correndo o risco de perder algo do interesse dele.
Provas/Credibilidade: Informe casos reais de pessoas que obtiveram sucesso ao usar o produto.
Curiosidade: Use sua criatividade para desenvolver títulos que aguçam a curiosidade. (somos todos curiosos. rsrsrs)
Inesperadas, Esquisitas ou Fora do Padrão: Surpreenda sua lista com títulos deste tipo. Mais uma vez deixe a criatividade trabalhar.
Use Símbolos: Pode ser um coração, uma seta, ou qualquer símbolo que possa gerar o desejo de ler o e-mail.
#11 – Refine o Título para quem não abriu seu E-mail
Você pode explorar a estratégia anterior da seguinte forma:
1. Após o primeiro envio para lista, aguarde um dia ou dois e selecione aqueles que não abriram o E-mail.
2. Mude o título e envie novamente, geralmente você atinge 80% das aberturas anteriores, exemplo, se no primeiro envio 10% da lista abriu o e-mail, neste segundo envio, 8% tendem abrir.
3. Isso é muito bom, quanto mais aberturas, mais chances de vendas.
#12 – Otimize os Links no E-mail
Não só abrir o e-mail é o nosso foco, temos que fazer o Lead clicar no Link.
Podemos otimizar os links no e-mail para que o Lead “seja forçado” a clicar e usar de 3 a 4 links no e-mail ajuda bastante a aumentar a taxa de cliques.
Uma dica legal também é usar um PS, no final do e-mail, gerando algum tipo de escassez/urgência.
#13 – Analise os Experts e Produtores do seu Nicho
Uma excelente forma de aprender é aprender com quem tá tendo sucesso! Isso de chama modelagem.
Se inscreva na lista de e-mails dos experts e produtores do seu nicho e veja os e-mails que eles enviam. Você pode se inspirar para desenvolver os seus.
Analise não somente o conteúdo, mas o intervalo de tempo entre os e-mails que são enviados e tudo aquilo que pode te ajudar a vender mais para sua lista.
Com certeza você terá bons resultados com essa estratégia.
#14 – O que eu Sempre Costumo Dizer: Testar é uma Excelente Estratégia
Sucesso no Marketing Digital sempre será pautado na realização de testes.
Não existe fórmula mágica! O que existem são modelos que devem ser testados, adaptados e melhorados.
Guia Completo Das Vendas Por E-mail
Estão aqui 14 estratégias para você fazer exatamente isso, agora você tem dois caminhos, pegar esse conteúdo e melhorar seu negócio ou simplesmente não fazer nada.
Você sempre tem o poder da escolha.
Gostou do artigo ?
Compartilhe e deixe os seus comentários!