Como Vender Usando o Instagram | Dica INÉDITA

A partir de agora vou mostrar os bastidores do processo que eu uso para vender usando o Instagram.

Essas estratégias me geraram mais de R$ 22.000 extras em faturamento sem precisar investir mais em anúncios ou passar horas online.

Mas antes de mostrar o que eu fiz, preciso que você entenda que não existe um “hack” ou um “segredo”. Digo isso porque muitas pessoas ficam em buscas de uma fórmula mágica para ter resultados com pouco ou nenhum trabalho.

Não é a minha proposta. Nunca foi.

Eu também não gosto de mostrar números de faturamento. Acredito que isso atrai muitos curiosos e pessoas que querem ganhar dinheiro rápido.

Mas tenho plena convicção de que você não é um desses e está aqui para aprender a criar um modelo sólido de vendas usando o Instagram.

Pois bem. Dito isso, vamos ao conteúdo que quero compartilhar hoje sobre como vender pelo Instagram.

Nas últimas semanas, eu venho testando formatos diferentes, novas abordagens e tipos de ofertas no Instagram. No início eu não coloquei muita fé, mas o resultado me surpreendeu. Para iniciarmos essa jornada, preciso que você esqueça métricas de vaidade, como curtidas e comentários.

Essas métricas não dizem muita coisa e você só irá perder tempo e energia olhando pra elas. Eu quero que você enxergue além e comece a perceber uma métrica relativamente nova, mas que tem um impacto enorme.

Os salvamentos.

Assim como o Pinterest, há dois anos o Instagram implementou essa função. Hoje, pouco me importa quantas curtidas recebo nos posts. Isso é só uma métrica de vaidade, que afaga o ego, mas não paga as contas.

Por outro lado, agora nós temos esse dado, que apresenta claramente a relevância do seu conteúdo. Isso gera conexão, afinal as pessoas estão, literalmente, guardando suas mensagens no bolso.

Pegou o que está acontecendo para conseguir vender usando o Instagram?

Hoje, eu minhas ideias fazem parte das vidas das pessoas. Vez ou outra eu recebo mensagens de pessoas assistindo meus conteúdos na TV da sala, ao lado dos filhos. Outras pessoas lêem meus materiais enquanto almoçam ou enquanto estão viajando.

Resumindo, sua relação com seu público não acaba no Instagram. As pessoas estão levando isso adiante. Nos conteúdos anteriores eu falei sobre “pequenas vitórias” e isso é o que faz as pessoas lembrarem de você. Quando você dá uma pequena vitória, isso gera um sentimento e sentimentos são fixados na memória.

Quer uma prova? No dia do 11 de setembro, você lembra exatamente onde estava e o que estava fazendo na hora do acidente das torres gêmeas de Nova York.

Por que? Porque aquele dia gerou uma emoção muito forte em você.

Quando eu entrego um conteúdo, eu não quero simplesmente que você leia coisas técnicas ou estratégias que estou utilizando. Isso é bom, mas não suficiente. Preciso que você desperte um sentimento. Por isso, em boa parte dos meus conteúdos eu gero, propositalmente, uma emoção.

No meu caso, meu objetivo é inspirar e gerar ação.

Agora que você entende que precisa tocar a mente da sua audiência, vamos falar sobre o processo prático para atrair desconhecidos e transformá-los em clientes.

Primeiro de tudo você deve ser “encontrável” para vender usando o Instagram.

Se você tem um perfil que não é achado facilmente, você está praticamente fora do jogo. E o que é um perfil “encontrável”?

Isso gera tráfego, mesmo enquanto estou off e mantém a frequência constante. Por que a frequência é tão importante?

Veja bem, hoje você não acompanha só o meu trabalho. Provavelmente está na lista de outros profissionais que falam de assuntos semelhantes. Se eu desapareço e outros perfis continuam entregando conteúdo, eu começo a perder espaço na sua mente.

Por que você acha que Coca Cola e outras marcas aparecem o tempo todo na TV, nos outdoors e nos filmes?

Não é para que você veja a propaganda e compre imediatamente. Não é essa a real intenção. A ideia é que aquela mensagem fique fixada na sua mente e, quando você pensar em comprar aquele produto, irá lembrar daquela marca.

Não confunda consistência com quantidade de posts. Eu vejo pessoas que se empolgam e começam a publicar 10 conteúdos por dia. Logo, não conseguem manter o ritmo e passam a publicar 1 a cada 3 dias.

Não funciona assim.

Minha recomendação é que faça publicações diárias, nem que seja apenas uma, mas você precisa estar presente todo dia.

Quando você aparece constantemente nos assuntos (hashtags), suas chances de ser encontrado aumentam.
Seu perfil precisa estar sempre em destaque. Quando as pessoas entrarem na tag sobre aquele assunto, seu perfil está lá, em algum lugar.

→Você também poderá se interessar em como trabalhar com ChatBot

Sim, isso é básico, mas quantas pessoas estão fazendo isso todo santo dia?

Eu posso contar nos dedos de uma mão quantos colegas de profissão estão fazendo isso com maestria. Eu posso garantir uma coisa. Se você mantém essa consistência no seu trabalho, algum resultado virá. Fato.

Quando eu comecei meu blog, passei meses criando conteúdo até as coisas acontecerem. Foram dias trabalhando sem saber o que iria acontecer exatamente, mas eu sabia que se continuasse, teria algum resultado.

Na época eu não tinha um processo validado para fazer vendas. Apenas fazia os conteúdos e torcia pra alguém comprar. Com o tempo, eu refinei a estratégia e trouxe para o Instagram.

O processo é basicamente:

– Atrair pessoas
– Gerar uma boa reputação
– Fazer ofertas

Guarde o termo “boa reputação”, pois isso será fundamental na sua estratégia, mas antes disso, deixa eu mostrar as outras duas etapas. Todos os dias, novas pessoas visitam o meu perfil. Ali é a vitrine do negócio. As pessoas querem saber quem eu sou, o que faço e como me seguir irá ajudá-las de alguma forma.

Por isso, aproveito para inserir chamadas para ação no perfil.

Além do link no perfil, criei destaques nos stories para ofertas e outras mídias. Isso facilita a venda e a captação de novos contatos.

Talvez 99% das pessoas que chegam no perfil queiram apenas um material gratuito. Lá está o link para download.
Mas talvez exista 1% que esteja disposto a adquirir algum produto. O link para comprar também está lá.

Não faz mal deixar uma oferta disponível. A pior coisa que pode acontecer é a pessoa não comprar. Por outro lado, se ela se interessar, as portas estão abertas.

Eu vejo algumas pessoas escondendo que têm um produto pra vender. Por que isso, meu Deus?

Bom, existe uma segunda etapa para a venda. Eu gosto de usá-la para vender produtos de alto ticket (acima de R$ 2.000), apesar de também usá-la para vender produtos de entrada.

Essa etapa consiste em conversar com as pessoas no chat e fazer uma chamada para ação. Para isso, existe um script.

O script se baseia em:

  1. Entender a situação atual
  2. Levantar os problemas
  3. Agravar o problema
  4. Apresentar a solução

Com isso, consigo fazer com que a pessoa relate seus problemas e ela mesma me diga qual a solução ideal. No caso, estão dentro de algum dos produtos com os links.

Claro que esse script não é usado sempre ou na mesma ordem listada. A ideia é entender o conceito por trás e que seja natural.

O mais interessante é que ao longo da conversa, a pessoa é conduzida a tomar a ação de adquirir algum produto, porém isso não é forçado.

Meu objetivo é trazer clareza e fazer com que ela entenda que eu tenho a solução para o seu problema. Que sem essa solução, o problema dela pode se agravar.

Porém, nada disso funciona muito bem se eu não cultivei uma “boa reputação”. Lembra que pedi para você gravar esse termo?

Eu entendi isso quando passei a acompanhar o mercado de internet marketing dos Estados Unidos. Lá, alguns caras falam muito sobre “goodwill”, que eu chamo aqui de “boa reputação”.

Quando você tem uma reputação positiva com a sua audiência, você vende absolutamente qualquer coisa.

Meu objetivo é ter uma relação próxima com você. Inspirar você. Se eu fizer isso, já estou feliz.

CONCLUSÃO

Agora que você sabe como eu trabalho e como vender usando o Instagram, te convido para fazer parte do 7 PASSOS PARA CRESCER SEU INSTAGRAM onde você irá aprender a criar perfis que vendem todos os dias de forma gratuita, aprenderá como vender usando o Instagram diariamente.

You May Also Like

About the Author: Educação Online

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.
Criado por WP RGPD Pro